Em 2009, não somente Charles Darwin completa 200 anos, e a publicação d’A Origem das Espécies 150. Emilio Goeldi completaria 150 anos também. Suíço de origem, veio para o Brasil em 1884 onde ficou durante 23 anos. Em livro recentemente publicado pela editora “EMC Edições”, o historiador Nelson Sanjad traça um perfil de Goeldi e de sua contribuição para o estudo da biodiversidade brasileira. O livro, intitulado “Emílio Goeldi (1859-1917): a ventura de um naturalista entre a Europa e o Brasil” retrata a vida e a atuação do naturalista no Museu Nacional do Rio de Janeiro até 1890 e depois no Museu Paraense até 1907. O livro de Sanjad foi comentado na última edição impressa do Jornal da Ciência da SPBC, e uma cópia impressa do artigo escaneado pode ser obtida aqui (desculpem pela imperfeição no meio da página, mas o exemplar chega dobrado).
Fotografia de Emilio Goeldi obtida na página do MCT, que divulga o livro (link).
Não foi possível obter maiores informações sobre onde adquirir o livro. Aqueles que conseguirem, seria interessante deixar estas informações neste blog. Agradeço a colaboração.
Também, uma breve entrevista com a bisneta de E. Goeldi, Lana Goeldi, foi recentemente publicada no Jornal da Ciência, e pode ser visualizada aqui.
Categorias:história da ciência

Deixe um comentário