Ainda o aumento inusitado da produção científica

agencia FAPESP

O boletim da FAPESP de hoje (14/05/2009) traz novos comentários sobre o suposto aumento da produção científica em 56%, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação. De acordo com o boletim da FAPESP:

Segundo José Claudio Santos, gerente regional da Thomson Scientific (à qual pertence a base de dados ISI Web of Knowledge) para a América do Sul, desde 2006 a empresa tem procurado agregar à base de dados uma maior quantidade de conteúdos da região. Com a inclusão de novos periódicos, a presença brasileira na base aumentou 56% de 2007 para 2008.

Também divulgado pelo boletim da FAPESP:

Segundo [Rogério] Meneghini, além da nova orientação da Thomson para englobar países em desenvolvimento, a empresa tem concentrado o foco em áreas temáticas como mudanças climáticas, biodiversidade, saúde pública e algumas disciplinas das ciências sociais. “O Brasil estava bem em todas essas áreas e, por conta disso, acabou se destacando entre os outros países do continente que ganharam mais espaço na WoS”, explicou.

Comentários de outros especialistas que atuam em cientometria (ciencia que estuda a produção científica como um todo) podem ser apreciados na notícia divulgada pelo boletim da FAPESP, aqui.



Categorias:ciência, informação

Tags:, , , ,

Deixe um comentário