Pesquisadores da Universidade de Manchester (Reino Unido) conseguiram sintetizar um nucleosídeo (β-ribocitidina-2’,3’-ciclofosfato) utilizando como material de partida substâncias muito simples: cianamida (8), cianoacetileno (7), glicoaldeído (10), gliceraldeído (9) e fosfato inorgânico. Tais compostos são considerados precursores de moléculas biológicas em condições pré-bióticas (antes do surgimento da vida) no planeta Terra.
A rota de síntese anteriormente proposta (indicada pelas flechas azuis no esquema a seguir) apresentava um sério problema: a condensação da ribose (4) com a citosina (3) é desfavorável tanto do ponto de vista cinético (em decorrência da deslocalização do par de elétrons do grupo NH) como do ponto de vista termodinâmico (condensação é desfavorecida em meio aquoso). Os autores conseguiram contornar tais problemas através da formação de outros intermediários, que levam à formação do mesmo nucleosídeo através da rota indicada pelas flechas verdes.
Figura obtida da página da revista Nature (link), do artigo Powner, M.W., Gerland, Béatrice, Sutherlan, J.D. (2009) Synthesis of activated pyrimidine ribonucleotides in prebiotically plausible conditions. Nature, volume 459, 239–242. Direitos reservados.
O trabalho relata o desenvolvimento da síntese e a discussão dos dados experimentais obtidos. O artigo publicado na Nature pode ser visualizado aqui.


Deixe um comentário