Tempo

ampulheta

És um senhor tão bonito, quanto a cara do meu filho, tempo tempo tempo tempo, vou te fazer um pedido, tempo tempo tempo tempo

Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos, tempo tempo tempo tempo, entro num acordo contigo, tempo tempo tempo tempo

Por seres tão inventivo, e pareceres contínuo, tempo tempo tempo tempo, és um dos deuses mais lindos, tempo tempo tempo tempo… (in “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso)

oracao-ao-tempo

Ah, maldito (?) tempo, este, que passa, inexoravelmente, e consome as dúvidas, deixando apenas incertezas e uma resposta: se houvesse tido mais tempo… Tempo este passado, nem sempre perdido, mas muitas vezes desperdiçado. O tempo de hoje não é o tempo do passado, que em tudo parecia mais longo e hoje não sobra para nada.

Quando estudamos, então, o tempo parece não existir, pois não temos tempo para nada, mas na verdade temos tempo para tudo. Especialmente durante a pós-graduação, em que podemos nos dedicar, todo o tempo, a fazermos e estudarmos aquilo que realmente escolhemos.

relogio

Se oriente, rapaz, pela constelação do Cruzeiro do Sul. Se oriente, rapaz, pela constatação de que a aranha vive do que tece. Vê se não se esquece. Pela simples razão de que tudo merece, consideração.

Considere, rapaz, a possibilidade de ir pro Japão. Num cargueiro do Lloyd lavando o porão. Pela curiosidade de ver, onde o sol se esconde. Vê se compreende. Pela simples razão de que tudo depende, de determinação.

Determine, rapaz, onde vai ser seu curso de pós-graduação. Se oriente, rapaz, pela rotação da Terra em torno do Sol. Sorridente, rapaz, pela continuidade do sonho de Adão. (“Oriente”, Gilberto Gil).

Quando se trabalha com pesquisa, saber dispor, organizar, utilizar, otimizar e aproveitar o tempo de nossas vidas é extremamente importante. É imprescindível prestar atenção àquilo que é realmente importante, e não perder tempo com bobagens. O tempo de nossa formação é extremamente precioso, por ser, justamente, o tempo de nossa formação. E a formação implica não somente trabalhar e estudar, mas também viajar, conversar, se relacionar, ler (outros textos que não somente ligados ao nosso trabalho, ou científicos) e pensar. A etapa de formação profissional constitui nossa base, que sustentará tudo o que realizarmos a partir de então.

Muitas vezes, parece que temos muito tempo para nossa formação. Quatro ou cinco anos de graduação, dois (a três) anos para o mestrado, três (a cinco) anos para o doutorado. E, no entanto, ao percebermos, este tempo passou. O período de formação é o mais importante para estudar, e por isso é necessário ter disciplina e estabelecer uma rotina de estudos. Ter método de estudo, e aproveitar bem o tempo durante o qual se estuda. Se concentrar para digerir e assimilar o conhecimento que se deseja adquirir. Saber empregar bem o tempo que se dispõe para realizar todas etapas necessárias de projetos e trabalhos. Viver o tempo de maneira nobre e tranqüila, sabendo-se senhor, mas não escravo, do tempo.

Não se iludam, não me iludo, tudo agora mesmo pode estar por um segundo… (in “Tempo Rei”, Gilberto Gil).

tempoQuadro “relógios derretidos no momento da primeira explosão”, de Salvador Dali.



Categorias:educação

Tags:

4 respostas

  1. ótimo texto! comentarei mais por email… abraço.

  2. Olá Roberto,
    gostei muito do seu texto!
    Método, disciplina, regularidade, mente aberta… eis o tempo bem aproveitado.
    Abç. ; )
    C.

  3. Deixei o link desse seu texto no meu blog.
    Se quiser visitar uma hora dessas…
    http://aspargoatomico.wordpress.com/
    Valeu!
    ; )
    C.

Trackbacks

  1. ‘O Tempo’ | Aspargo Atômico

Deixe um comentário