Em artigo publicado no periódico Science, pesquisadores de várias nacionalidades (incluse brasileiros) apresentam resultados de estudos que demonstram que o desmatamento não leva ao desenvolvimento ou melhoria da qualidade de vida. Pelo contrário, classes socialmente mais desfavorecidas são as mais prejudicadas. Imediatamente após o desmatamento de determinadas regiões, observou-se que ocorre um “pico” na melhoria da qualidade de vida, devido à melhora da infra-estrutura local. Todavia, pouco tempo depois ocorre uma queda na qualidade de vida dos habitantes locais, devido à falta da manutenção dos mercados locais e de outras atividades econômicas.
O artigo na íntegra pode ser lido aqui. O comentário do artigo por Carlos Hotta no blog “Brazillion Thoughts” também é muito bom.
A referência completa do artigo é Rodrigues, A., Ewers, R., Parry, L., Souza, C., Verissimo, A., & Balmford, A. (2009). Boom-and-Bust Development Patterns Across the Amazon Deforestation Frontier Science, 324 (5933), 1435-1437.
Categorias:educação, informação

Deixe um comentário