Drogas lícitas

Embora torrencialmente bombardeados pelas notícias acerca da morte do cantor Michael Jackson, valeria a pena analisar um momento os efeitos produzidos por dois dos medicamentos consumidos pelo artista pouco tempo antes de falecer. O primeiro é o demerol (meperidina), um analgésico extremamente potente.

A meperidina é conhecida desde 1951 por apresentar efeitos cardiotóxicos. Foi sintetizada pela primeira vez em 1939. Pertence à família das fenilpiperidinas, tal como os analgésicos metadona e fenantil, e foi inicialmente sintetizada como um análogo da atropina, um anticolinérgico natural. A meperidina é considerada um analgésico tão potente como a morfina. É metabolizada para a normeperidina, associada à estimulação paradoxal do sistema nervoso central. Embora a administração de meperidina por via intra-muscular não provoque efeitos no coração, a sua administração intravenosa provoca um aumento tão significativo nos batimentos cardíacos que pode levar à parada cardíaca, após fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular.

drogas-licitas

Embora a meperidina apresente meia-vida de 3 h após administração, a normeperidina apresenta meia-vida de 15 a 20 h. Ou seja, a administração contínua de meperidina pode levar a um aumento significativo da concentração da normeperidina, a níveis tóxicos. Logo, a  meperidina deve ser utilizada com extrema cautela, como qualquer agente depressor do sistema nervoso central.

As reações cardiovasculares adversas causadas pela meperidina incluem bradicardia, taquicardia, palpitações, hipertensão, hipotensão, hipotensão ortostática, diaforese e síncope. Não existem evidências de que a meperidina seja melhor analgésico do que, ou cause menor dependência do que, qualquer outro analgésico derivado do ópio.

Outro medicamento possivelmente administrado a Michael Jackson foi o diprivan (propofol), que diminui a atividade cerebral e do sistema nervoso central. Este medicamento é utilizado para relaxar pacientes a serem anestesiados, ou ainda para manter calmos pacientes que devem receber respiração artificial. Os efeitos colaterais decorrentes da aplicação do diprivan incluem: dor, surgimento de pústulas, alterações da pele, convulsões, respiração fraca e rasa, mudança na taxa dos batimentos cardíacos, náusea, tosse, sensação de queimação ou de picaduras no dedo anular, coceira, confusão, agitação, ansiedade, dores musculares e descoloração urinária.

Fontes para estas informações aqui e aqui.



Categorias:informação, química

Tags:, , , , , ,

2 respostas

  1. As drogas tem de ser eliminadas do Brasil por que muitos se perguntam que mundo estamos deixando p/ os jovens MAS NINGUEM SE PERGUNTA QUE JOVENS ESTAMOS DEIXANDO PARA O FUTURO DO BRASIL.

    • Natalia,
      Concordo com você. Mas, veja bem. Esta postagem se refere aos remédios que o Michael Jackson tomou, por indicação de seu médico. Não diz nada sobre consumo de drogas. Será que você não se enganou no seu comentário?

      Roberto.

Deixe um comentário