Artigo de Herton Escobar no jornal O Estado de São Paulo, intitulado “Ranking coloca revistas científicas brasileiras em‘risco de extinção’ “, traz mais informações sobre o polêmico sistema de avaliação de periódicos criado pela CAPES. Declarações de pesquisadores mencionados no artigo são apresentadas a seguir.
“O efeito prático, em última instância, é que estão destruindo as revistas nacionais”, diz o herpetólogo Hussam Zaher, professor titular e responsável pelas publicações científicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP).
“Em flagrante contraponto à sua própria política de incentivo às publicações brasileiras, o sistema Qualis da Capes promove um processo gradual de desagregação do nosso conjunto de revistas de qualidade das áreas de Zoologia e Botânica, que deverá restringir em curto prazo os meios de comunicação da comunidade científica nacional”, diz uma carta enviada à Capes pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ). O texto é assinado por 130 pesquisadores.
“Temo uma debandada geral de autores para publicações fora do País”, diz o biólogo Walter Boeger, professor da Universidade Federal do Paraná e editor da revista brasileira Zoologia.
Entre os “ameaçados” também estão os taxonomistas – que se dedicam à descrição de novas espécies –, já que a maioria de seus trabalhos são publicados em revistas nacionais. “São pesquisas que não têm grande apelo internacional, mas que são fundamentais para o conhecimento e o aproveitamento da nossa biodiversidade”, diz o biólogo Carlos Joly, editor-chefe da revista Biota Neotropica.
“Há artigos muito bons em revistas com baixo fator de impacto que são muito citados, assim como há artigos em revistas de alto impacto que não são citados jamais”, diz a pesquisadora Vanderlan Bolzani, da Unesp de Araraquara, e presidente da Sociedade Brasileira de Química. “O fato de você publicar em revistas nacionais não significa que seu trabalho não tenha mérito, não tenha qualidade.”
Leia a íntegra do artigo de Herton Escobar, aqui.
Categorias:ciência, educação, informação


Deixe um comentário