RSS (Really Simple Syndication) é um jeito novo e prático de ficar informado. Com ele você pode reunir informações de seus sites preferidos em uma única tela, e, como num programa de e-mail, ser avisado das novidades assim que elas são publicadas na internet. Para utilizar os RSS, é necessário utilizar um leitor de RSS, como o Google Reader, por exemplo. Se você já tem uma conta no google (seja de email ou orkut), você pode utilizar o mesmo login e senha para o google reader.
Após entrar no google reader, vá para o botão de menu “adicionar inscrição”, no canto superior esquerdo e “clique” no botão. Imediatamente surgirá um campo, no qual você deve inserir o endereço de web (url) do site do qual você deseja acompanhar as atualizações. Neste exemplo é ilustrado o da revista “Journal of the American Chemical Society” (JACS). Insira ali o endereço da web da página inicial da revista. Em seguida, aparecerá na tela principal a lista dos últimos artigos inseridos na página do JACS, e no menu do lado esquerdo surgirá o nome da revista. É possível inserir tantos endereços quantos se queira, e, à medida em que forem sendo inseridos, a lista de ítens no menu da esquerda irá aumentando. Basta clicar uma vez sobre o nome do ítem no menu da esquerda que as atualizações surgirão na tela principal do google reader. Muitas revistas científicas, blogs de ciência, jornais e revistas fornecem atualizações via RSS. Estes são atualizados diariamente. A vantagem é que é possível acompanhar as atualizações automaticamente nos “leitores de RSS” (como o google reader), inclusive com imagens (como os “graphical abstracts” dos artigos de inúmeras revistas).
Realmente, é muito prático e vale a pena utilizar. Outros leitores de RSS disponíveis gratuitamente são: o FeedReader, o Pluck, e muitos outros (veja uma lista enorme de RSS readers aqui).
Categorias:informação
Deixe um comentário