Planta carnívora gigante das Filipinas

Notícia divulgada na edição desta terça-feira, 11/08/09, no jornal O Estado de São Paulo on-line, narra a descoberta de cientistas de uma nova espécie de planta carnívora gigante, capaz de prender e devorar pequenos roedores e insetos e que pode atingir 1,5 m de altura. A planta foi descoberta na região central das Filipinas e batizada de Nepenthes attenboroughii em homenagem ao veterano apresentador de programas de natureza da Grã-Bretanha David Attenborough. “A espécie está entre as maiores plantas carnívoras conhecidas e produz armadilhas espetaculares, capazes de aprisionar não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos”, afirmou o cientista e produtor britânico Stewart McPherson, um dos responsáveis pela descoberta.

Nepenthes attenboroughii

O feito foi divulgado na publicação especializada Botanical Journal of the Linnean Society.

Na mesma expedição, os cientistas encontraram outra planta carnívora que não era vista na natureza há cem anos e cujos últimos exemplares em estufa tinham se perdido em um incêndio em 1945.

Leia a notícia publicada na íntegra, aqui.

Comentários do autor deste blog:

A descoberta de novas espécies biológicas, a cada dia, mostra que é absolutamente necessário que o desenvolvimento econômico e social deve ser planejado e realizado de maneira a evitar ao máximo a degradação de ambientes onde existem espécies ainda pouco conhecidas. Por incrível que pareça, ainda se sabe muito pouco sobre espécies nativas de ambientes naturais, principalmente sobre “espécies invisíveis”, como microrganismos. Levando-se em conta a importância das espécies biológicas para a manutenção da vida como um todo, além da sua importância econômica, ações efetivas são de extrema importância para minimizar a degradação de ambientes naturais e promover a educação social, valorizando a utilização racional dos recursos da biodiversidade.



Categorias:ciência, educação, informação

Tags:, , ,

Deixe um comentário