Físicos da Universidade Rockefeller coordenados por Albert J. Libchaber, elaboraram o primeiro modelo teórico que explica como um sistema de código genetico pode ter surgido a partir de uma mistura de moléculas mais simples, como açúcares, bases nucléicas e aminoácidos. Os autores utilizaram as propriedades intrínsecas destas moléculas para elaborar o modelo proposto.
O modelo teve que levar em conta as propriedades e funções das moléculas de RNA de transcrição (tRNA), bem como o fato de que, quando surgiram, tais moléculas não deveriam exercer estas mesmas funções. Os autores escolheram dois aminoácidos considerados “primitivos”, dois modelos de tRNA também considerados primitivos e um “formato” (template) de RNA com dois códons complementares. Fazendo com que os componentes do sistema “trabalhassem em conjunto”, verificaram que as moléculas presentes passaram a trabalhar como pudessem se reconhecer mutuamente. Desta forma, as unidades de tRNA demonstraram capacidade de atuar como atua o tRNA em células, ou seja, na transcrição do genoma e elaboração de cadeias de proteínas.
O modelo proposto é o primeiro a sugerir uma abordagem de como a vida poderia ter iniciado na Terra.
A artigo “Emergence of a Code in the Polymerization of Amino Acids along RNA Templates”, por Jean Lehmann, Michel Cibils e Albert Libchaber, pode ser “baixado” de graça, aqui.
Categorias:ciência, educação, informação, química

Deixe um comentário