Professor Franklin David Rumjanek, do titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, lança livro com o título desta postagem, que aborda questões como “Como surgiu a vida? Será que dadas as condições apropriadas a vida sempre surgiria? Seria então uma manifestação comum no Universo? Como surgiu toda essa variedade de seres vivos? Como e durante quanto tempo são mantidas as diferenças entre as espécies?”.
Formado em ciências biológicas, modalidade médica, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o professor Rumjanek realizou estágio de especialização na Universidade de Copenhagem (Dinamarca, em 1971) e doutorado em Química Biológica pela University College London – Universidade de Londres (Inglaterra, em 1965), ocasião em que recebeu a Ramsay Memorial Medal pela melhor tese do ano. Realizou pós-doutorado no National Institute for Medical Research, Mill Hill (1976-1983) e na Universidade de Harvard (Estados Unidos, entre 1994-5). Franklin é também diretor adjunto do Instituto Ciência Hoje.
O livro pode ser adquirido no site da editora responsável pela publicação, Vieira & Lent, por R$ 35,00.
O asunto do livro é um dos temas mais fascinantes da ciência, sobre o qual cientistas se debruçam há mais de 50 anos. Sobre este mesmo tema, recomendo “The origins of life – from the birth of life to the origins of language”, por John Maynard Smith e Eörs Szathmáry (Oxford University Press, e também “The Emergence of life – from chemical origins to synthetic biology”, por Pier Luigi Luisi (Cambridge University Press).
Categorias:ciência, educação, evolução, informação



Deixe um comentário