Ao final deste mês, fico devendo comentários sobre quatro trabalhos que considerei interessantes para serem divulgados.
Chá verde e saúde dos ossos – Pesquisadores da Chinese University of Hong Kong apresentaram evidências que o consumo de chá verde pode melhorar a saúde dos ossos e a prevenção de osteoporose. Veja aqui, artigo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Evolução só avança, nunca retrocede – É o que mostra estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Oregon, uma vez que as rotas genéticas surgidas em ancestrais são bloqueadas para sempre. O estudo é o primeiro sobre evolução reversa em nível molecular, e foi publicado na Nature.
Sapos contra câncer – Medicamento tradicional chinês, o huachansu, obtido a partir do veneno secretado na pele de sapos apresenta baixa toxicidade e diminuição da taxa de desenvolvimento de células tumorais. Aqui.
Melhorando enzimas – pesquisadores da República Checa e do Japão desenvolveram abordagem para melhorar a atividade de enzimas, e foi utilizado para otimizar a taxa de degradação enzimática do tricloropropano, um poluente ambiental altamente tóxico. O método apresenta potencial para ser utilizado na indústria química, medicinal e de alimentos, e foi publicado na revista Nature Chemical Biology. Veja aqui.
Categorias:ciência, educação, informação, química


Deixe um comentário