Isopreno na atmosfera

isopreno

O fato de muitas plantas emitirem isopreno para a atmosfera, principalmente plantas decíduas (que perdem suas folhas uma vez ao ano), por muito tempo intrigou botânicos e outros especialistas. Principalmente porque o volume de isopreno “solto” para a atmosfera não é pequeno: mais de 500 milhões de toneladas/ano! O isopreno na atmosfera toma parte da formação de aerossóis, pequenas gotas líquidas suspensas na atmosfera, que participam na formação de nuvens e no ciclo da água.

Durante muito tempo foram sugeridos produtos de transformação do isopreno atmosférico, que tomariam parte na formação dos aerossóis. Apenas recentemente pesquisadores do Institute of Technology in Pasadena conseguiram estabelecer as estruturas dos produtos de oxidação do isopreno atmosférico utilizando espectrometria de massas por ionização química (CIMS, chemical ionization mass spectrometry), simulando em laboratório as condições atmosféricas. Os autores observaram que o isopreno é principalmente oxidado por radicais hidroxila na presença de radiação solar. A pesquisa desvendou o caminho de transformação do isopreno atmosférico, bem como a reciclagem de radicais hidroxila no mesmo ambiente, segundo as reações ilustradas a seguir (obtidas do site da Science, para fins ilustrativos, o que é permitido segundo as normas da revista).

reações-isopreno-1reações-isopreno-2

A formação dos produtos da oxidação do isopreno contribui para estabilizar a permanência de radicais hidroxila na atmosfera. Além disso, a elucidação da rota de oxidação do isopreno atmosférico fornece subsídios para um melhor entendimento sobre a contribuição das emissões de gases de plantas para a composição da atmosfera, e como esta composição está relacionada a processos ambientais (como mudanças climáticas e desmatamento).

O artigo completo, publicado por Fabien Paulot, John D. Crounse, Henrik G. Kjaergaard, Andreas Kürten, Jason M. St. Clair, John H. Seinfeld e Paul O. Wennberg, Unexpected Epoxide Formation in the Gas-Phase Photooxidation of Isoprene”, foi publicado na Science, Vol. 325. no. 5941, pp. 730 – 733, e pode ser obtido aqui (para os que têm acesso à assinatura da revista).



Categorias:ciência, informação, química

Tags:, , , ,

1 resposta

  1. Avatar de Celira Caparica Santos

    Muito interessante na elucidação dos mecanismos de ação dos radicais livres em processos de stress oxidativos decorrentes da interação dos seres vivos com a atmosfera.

Deixe um comentário