Abelhinhas turbinadas

Abelhas (de Israel?) preferem néctar com pequenas quantidades de cafeína e nicotina, as danadas! Mais do que néctar que não contém tais substâncias, segundo pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Haifa. A razão desta preferência ainda é desconhecida.


O néctar de flores contém principalmente açúcares, mas pode conter pequenas quantidades de outras substâncias, como nitotina e cafeína, em concentrações da ordem de 2,5 mg/L na planta de tabaco. Porém, a cafeína é encontrada em muito maiores concentrações em flores de citrus (11 – 17,5 mg/L). No caso das flores da planta de grapefruit, a concentração de cafeína pode chegar a 94,2 mg/L. O estudo avaliou a preferência das abelhas por néctares contendo diferentes concentrações destas substâncias.


As abelhas preferiram néctares com concentrações de nicotina de 1 mg/L, mais do que néctares com maiores concentrações ou sem néctar. Porém, os pesquisadores ainda não sabem se a presença de tais substâncias torna a polinização mais efetiva. Porém, fica claro que plantas de espécies que apresentam flores com concentrações de nicotina e cafeína próximas das ideais para as abelhas devem ter sido favorecidas ao longo da evolução pela seleção natural.

Resta saber se as abelhas se tornam viciadas. Em cafeína, ou nicotina, ou nas duas substâncias. Dizem os fumantes que fumar um cigarro tomando café é tudo de bom. Pelo jeito, as abelhas também gostam.

Fonte



Categorias:ciência, informação, química

Tags:, , , ,

Deixe um comentário