Gengibre é uma raiz muito especial. Além de seu fantástico aroma, tem um sabor todo especial quando é utilizado no preparo de quentão (alguém não conhece?), ou ainda cortado em fatias muito finas para ser consumido junto com sushis e sashimis. Eu particularmente sou fã de gengibre. Mas, segundo a medicina oriental, deve se consumido com moderação.
Pesquisa realizada por grupo da Universidade da Geórgia observou que o consumo diário de gengibre reduz a intensidade da dor muscular causada por exercícios físicos. O efeito anti-inflamatório do gengibre já é bem conhecido, mas o efeito analgésico não. Os pesquisadores também observaram que o consumo de gengibre quente aumenta sua ação analgésica.
Os efeitos do gengibre foram observados durante 11 dias, em dois grupos, um de 34 outro de 40 voluntários, aos quais foram administradas cápsulas contendo 2 g de gengibre cru ou aquecido. No oitavo dia os grupos de voluntários tiveram que realizar exercícios físicos intensos de maneira a induzir o surgimento de dor física moderada. Observou-se uma redução da intensidade da dor em 25% nos voluntários que consumiram gengibre.
Black, C., Herring, M., Hurley, D., & O’Connor, P. (2010). Ginger (Zingiber officinale) Reduces Muscle Pain Caused by Eccentric Exercise The Journal of Pain DOI: 10.1016/j.jpain.2009.12.013
Categorias:ciência, educação, informação
Deixe um comentário