Outra notícia divulgada também hoje no jornal O Estado de S. Paulo on-line:
A lista com os alunos que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2007 e 2008 e, por essa razão, vão poder receber bolsas de estudo em cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado) já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No total, 48 estudantes foram contemplados. Os estudantes têm prazo de um ano para ingressar em programas de pós-graduação oferecidos por instituições de ensino superior e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os selecionados precisam passar pelo processo seletivo regular, organizado pelas instituições, para os cursos de mestrado e doutorado. Depois de aprovados, deverão apresentar cópia do boletim de desempenho do estudante emitido pelo Inep para conseguir o benefício. A bolsa será paga pela Capes e terá o valor de R$ 1,2 mil para mestrado (com prazo máximo de 24 meses duração) e de R$ 1,8 mil para o doutorado (com duração de até 48 meses).
Ou seja, de acordo com o notícia foram também concedidas bolsas de doutorado para recém-formados. Resta saber quais critérios foram adotados, pois é bem sabido que programas de pós-graduação criteriosos concedem bolsas de “doutorado direto” (sem ter que realizar mestrado) apenas para alunos excepcionais.
Veja aqui a lista dos estudantes que tiveram bolsas de pós-graduação concedidas pela CAPES após realizar a prova do ENADE. Achei curioso que um aluno da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) tenha conseguido ganhar uma bolsa. Não era de meu conhecimento que os estudantes da UNESP estavam participando do ENADE.
Categorias:educação, informação
Pois é, Roberto. E agora não somente os estudantes da UNESP – a UNICAMP também decidiu participar do ENADE: http://bit.ly/as9xXH. Só falta mesmo a USP…