Carnívoros são carnívoros, certo? E só se alimentam de carne, certo? Errado. Pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) investigaram como raposas (Vulpes vulpes) e martas (Martes martes) consomem os frutos da tramazeira (Sorbus aucuparia). Ambos animais conseguem distinguir variações anuais na produção destes frutos na região da Cordilheira Cantábrica, buscando preferencialmente as árvores mais produtivas.
O consumo dos frutos desta árvore pelos dois animais é importante para a dispersão das sementes da árvore. E, consequentemente, na ampliação de seus habitats. Ou seja: as árvores, com seus frutos, são importantes para as raposas e as martas. E as martas e as raposas são importantes para a tramazeira. A planta é encontrada até mesmo em países escandinavos (Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca). A quantidade dos frutos produzidos varia muito de ano para ano, em alguns nada em outros até 50.000 frutos por árvore!
O estudo investigou o comportamento das raposas e das martas durante 11 anos. Se verificou que tanto a “colheita” como o consumo dos frutos por parte dos animais seguem um padrão muito semelhante. No mesmo estudo os pesquisadores monitoraram 20 árvores da tramazeira durante 10 dias e 10 noites. Durante este período, verificaram que os animais visitaram 10 árvores com maior produção dos frutos, se alimentaram dos frutos do chão e dispersaram as sementes longe de árvores com frutos. Dispersaram muito mais sementes de frutos caídos no chão do que de frutos capturados nas árvores.
Os resultados obtidos demonstraram claramente a vantagem adaptativa daquelas árvores que produzem muitos frutos: estas são melhor dispersas e tendem a ampliar sua ocupação territorial. Por outro lado, o consumo das frutas deve contribuir para a saúde dos animais e, ao mesmo tempo, ajudando na dispersão das sementes, garantir a sobrevivência de indivíduos da mesma espécie em regiões diferentes. Adaptação é a solução!
Guitián, J., & Munilla, I. (2010). Responses of mammal dispersers to fruit availability: Rowan (Sorbus aucuparia) and carnivores in mountain habitats of northern Spain Acta Oecologica, 36 (2), 242-247 DOI: 10.1016/j.actao.2010.01.005
Categorias:ciência, informação

Deixe um comentário