União Europeia não acredita em acordo climático em 2010

Artigo de Juliana Radler na revista eletrônica O Eco relata que

Depois da frustração em Copenhague em 2009, todos esperavam que o novo acordo climático que substituirá o Protocolo de Kyoto, pudesse enfim ser definido esse ano na próxima Conferência do Clima da ONU que ocorrerá em Cancun, México, em dezembro.

O principal negociador de política climática da União Européia, Artur Runge-Metzger, jogou um balde de água fria nessas expectativas e pela primeira vez admitiu oficialmente que não acredita em um acordo para esse ano.

“Eu não acredito que teremos um acordo climático legal em Cancun. Eu acho que essas negociações, em um cenário otimista, levarão pelo menos mais um ano”, afirmou Metzger a um restrito grupo de jornalistas da imprensa mundial selecionados para entrevistá-lo ao vivo via web e no qual ((o)) eco esteve presente.

O experiente negociador disse que o “relógio está correndo” e que só há mais duas semanas de negociações até que os países voltem a se encontrar em Cancun. “Isso significa que todos nós precisamos ser mais realistas para chegarmos a um acordo. Acho que as pessoas ao redor do mundo querem ver uma mudança de atitude dos líderes globais em relação às mudanças climáticas”.

Leia a reportagem completa aqui.



Categorias:ciência, educação, informação

Tags:, ,