Revisão bibliográfica recentemente publicada na revista “Nutrients” discute os efeitos positivos do consumo de polifenóis como catequinas, antocianinas, resveratrol e curcumina para a regulação de processos fisiológicos e moleculares em humanos que participam no metabolismo energético, adiposidade e obesidade. O artigo apresenta os efeitos benéficos destas substâncias como agentes complementares na regulação do consumo de energia pelo corpo, em estudos realizados com culturas de células, modelos animais de obesidade e também em estudos clínicos e epidemiológicos com voluntários humanos. O artigo é de acesso livre, e pode ser baixado aqui.
As substâncias mencionadas ocorrem abundantemente em vegetais, como legumes, frutas e verduras. Ou seja, o artigo apenas confirma o que já se sabe: para se evitar adiposidade e obesidade, nada como uma dieta rica em vegetais, os assim chamados “alimentos funcionais”.
Categorias:química

Li o artigo ontem. Não conhecia essa revista. Como você faz pra ficar sabendo desses artigos de acesso livre? Tem algum site que indica ou você simplesmente tem uma lista diária de revistas que visita?
Grande abraço.
Oi Érico,
Tudo bom? Eu realmente tenho uma lista de revistas das quais eu recebo as atualizações.
abraços,
Roberto
Ah, sim. Eu sou assinante da Nature, mas dificilmente consulto outras revistas porque não tenho acesso ao conteúdo, mas sei que vira e mexe a grande maioria disponibiliza Papers de acesso livre… e gostaria de ser informado desses artigos. Acho que o caminho então é se inscrever nos feeds mesmo.
Obrigado pela resposta.
Oi Érico,
É isso! Eu acho que vale a pena.
abraço,
Roberto