Estudo realizado pela universidade de Tenessee (EUA) mostra que existe uma correlação direta entre a existência de uma boa biblioteca institucional e a obtenção de auxílios à pesquisa por pesquisadores da mesma instituição. O estudo foi realizado com oito instituições de pesquisa de diferentes países, e demonstrou que o investimento em bibliotecas é amplamente recompensado pela obtenção de recursos para pesquisa.
A existência de boas bibliotecas torna evidente a importância da disponibilidade de informações atualizadas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Embora tal correlação pareça mais do que evidente, é a primeira vez que se realiza um estudo deste tipo. “Embora o retorno do investimento em informação disponibilizada em bibliotecas seja uma forma importante para se valorizar as mesmas, o valor da informação é de longe mais importante do que simplesmente fornecer mais subsídios para se obter mais recursos para pesquisa”, afirmou o coordenador do projeto, Dr. Carol Tenopir, diretora do Centro para Estudos da Informação e Comunicação University of Tennessee.
Uma nova fase da pesquisa será conduzida, de maneira a se verificar a importância de bibliotecas para o ensino e o aprendizado, pesquisa e socialização. Os resultados deverão constituir uma série de publicações para ajudar os administradores de universidades e de bibliotecas a disseminar o valor da informação e da documentação disponível nas coleções de livros e periódicos.
O Brasil tem um sistema privilegiado de acesso à informações científicas: o portal CAPES de periódicos. As universidades e instituições de pesquisa federais têm acesso a centenas de revistas científicas, de forma completamente gratuita. Vários países desenvolvidos, como a Austrália e a Nova Zelândia, por exemplo, não tem um sistema deste tipo.
Fonte da pesquisa da Universidade do Tennessee, aqui.
Categorias:educação, informação
Uma correlação tão óbvia! Pena que aqui no Brasil muitos administradores públicos com poder de decisão não a enxergam…