Brasil em chamas – II

A região central do Brasil está sendo consumida por incêndios. Ontem os jornais televisivos noticiaram que existem atualmente mais de 90.000 focos de incêndio em todo o país, a grande maioria fora de controle, principalmente na região do cerrado. O Parque das Emas, em Goiás, já teve mais de 50% de sua área consumida pelas chamas. Áreas de cerrado da Universidade de Brasília e também da Universidade Federal de São Carlos em São Carlos (existe outro campus da UFSCar em Sorocaba) foram consumidas por incêndios de grandes proporções. O enfrentamento dos incêndios é realizada não somente por bombeiros mas também por voluntários, os quais se organizam até mesmo em entidades para prevenir incêndios em épocas de seca.

Segundo o meteorologista Raffi Agop, áreas do Parque Nacional do Araguaia e a Serra Geral do Tocantins, unidades de conservação, que não tiveram queimadas nos últimos 10 anos foram neste ano fortemente atingidas por incêndios. Segundo Agop, “Do total no estado [de Tocantins] em 2010, 40% dos focos [de incêndio] ocorreram dentro ou perto de unidades de conservação”. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a recuperação do cerrado, devastado pelo fogo, pode demorar de cem a 200 anos.

A única forma de se evitar tais incêndios é a prevenção. É necessário uma forte atuação dos órgãos de controle em conjunto com sociedade civil, para que seja possível se denunciar práticas criminosas e inconseqüentes, com multas pesadíssimas, de muitos milhares de reais aos infratores, e até mesmo pena de prisão por crimes ambientais. Não existe outra forma de se enfrentar este problema. A sociedade paga caro, muito caro, através da arrecadação de bilhões de reais em impostos por parte do governo, que não consegue enfrentar o problema dos incêndios no cerrado brasileiro, anos após ano.

Leia as fontes das notícias, a seguir.

Focos de incêndio no país chegam a 90 mil

Inpe aponta novas áreas de queimadas no Brasil

Incêndio queima área de Cerrado da UnB

Mais de 200 hectares de cerrado são queimados na UFSCar

Incêndio destruiu 150 mudas do cerrado



Categorias:informação

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário