E
dição especial da revista “História Viva”, publicada pela Duetto Editorial, traz como tema “O Olhar dos Viajantes – O Brasil ao Natural”. A edição reúne uma série de textos escritos por pesquisadores brasileiros sobre a documentação da biodiversidade e costumes brasileiros por estrangeiros desde o descobrimento até o século XIX. Em publicação com muitas ilustrações de artistas como Von Martius, Hercule Florence, James Forbes, Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret, dentre outros, os textos reúnem informações sobre relatos de viagens e expedições feitas ao Brasil, quando a natureza deste país ainda era exuberante.
Os textos são:
A construção do Brasil na literatura de viagem – Jean Marcel Carvalho França, professor de história da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Franca.
Retratos das terras de lá e de cá – Susani Silveira Lemos França, também professora de história da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Franca.
No novo mundo, o lugar mais próximo do paraíso – Jean Marcel Carvalho França, professor de história da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Franca.
Paisagens eternizadas na arte francesa – Valéria Lima, professora de história da Universidade Metodista de Piracicaba
Viajantes brasileiros do império português – Magnus Roberto de Mello Pereira (professor de história da Universidade Federal do Paraná) e Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz (pesquisadora do Centro de Documentação e Pesquisa dos Domínios Portugueses da mesma universidade).
Emmanuel Liais contempla o Rio das Velhas – Marcus Vinicius de Freitas, professor de teoria literária da Universidade Federal de Minas Gerais
Spix e Martius, historiadores da natureza – Karen Macknow Lisboa, professora de históra do Brasil da Universidade Federal de São Paulo
Registros fundadores: as primeiras visões de estrangeiros – Temístocles Cezar, professor de história e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Naturalistas desvendam o sertão nordestino – Maria Lucia Abaurre Gnerre, pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba.
Teoria da evolução norteia “Viagem ao Brasil” – Marcia Regina Capelari Naxara, professora de história da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Franca.
A natureza e os naturalistas do século XIX – Miriam Lifchitz Moreira Leite, professora de história aposentada da Universidade de São Paulo.
O país na escultura de Louis Rochet – Paulo Knauss, professor de história da Universidade Federal Fluminense.
Além dos artigos, a revista também traz três seções de imagens: “Visões dos Trópicos“, “Sabores Nativos” e “Vidas Exóticas“. A revista pode ser adquirida diretamente na página da Duetto Editorial (veja aqui).
Categorias:educação, informação
Deixe um comentário