Tai Chi Chuan para a saúde

O tai chi chuan, ou simplesmente tai chi como é conhecido no Brasil, é uma prática chinesa que fundamenta os exercícios do kung fu. É uma arte marcial “suave”, que faz uso de movimentos lentos, respiração profunda e concentração mental. Na verdade, é uma forma de meditação em movimento, e ver pessoas praticando é realmente um espetáculo à parte.

Estudo realizado por pesquisadores da Tufts University School of Medicine, Boston, Massachussets (EUA) demonstrou que a prática do tai Chi diminui dores das articulações e outros sintomas de fibromialgia. Os sintomas desta doença causam dores no corpo, fadiga, pontos sensíveis, e é comum em mulheres de meia-idade e não tem causa conhecida. A prática dos exercícios do tai chi também melhora a qualidade do sono, a força muscular, o equilíbrio e a coordenação motora. Todavia, os médicos que realizaram os estudos ainda não sabem se a fibromialgia tem causas físicas ou psicológicas.

O estudo realizado nos EUA envolveu a participação de 66 pacientes com fibromialgia, que realizaram os exercícios de forma regular durante 12 semanas, duas vezes por semana. Outros pacientes realizaram exercícios de alongamento e de “bem-estar”. Porém, a melhora mais significativa foi observada para os pacientes que praticaram tai chi, que apresentaram também melhorias em sintomas de dor, no humor, qualidade de vida, sono e capacidade de se exercitarem.

Após a publicação dos resultados, médicos do Beth Israel Deaconess Medical Center expressaram sua surpresa em editorial na revista New England Journal of Medicine, dizendo que os resultados são provocativos e impressionantes. Porém, alertaram que estudos adicionais devem ser realizados para se verificar a real eficácia dos exercícios do tai chi.

A questão é: será que se os exercícios do tai chi chuan não apresentassem resultados efetivos para uma melhor qualidade de vida e na prevenção de doenças esta prática chinesa milenar ainda seria conhecida?

Outra forma, menos conhecida, de exercícios chineses é o Chi Kung. Também são exercícios lentos, alguns sem movimento nenhum. Fica-se simplesmente parado, de pé, em posições específicas, respirando-se profundamente, de alguns a vários minutos. Os resultados são impressionantes.

ResearchBlogging.orgChenchen Wang, M.D., M.P.H., Christopher H. Schmid, Ph.D., Ramel Rones, B.S., Robert Kalish, M.D., Janeth Yinh, M.D., Don L. Goldenberg, M.D., Yoojin Lee, M.S. and Timothy McAlindon, M.D., M.P.H. (2010). A Randomized Trial of Tai Chi for Fibromyalgia New England Journal of Medicine, 363, 743-754.

Veja também notícia da Folha.com.



Categorias:educação

Tags:, , , ,

Deixe um comentário