Protetor solar para fungos

Alguns fungos do gênero Beauveria e Metarhizium produzem substâncias que são tóxicas para insetos. Por isso estes fungos são conhecidos por serem entomopatogênicos. O interessante é que a toxicidade destes fungos afeta somente insetos, e não mamíferos. As substâncias responsáveis por este efeito são depsipeptídeos cíclicos. Depsipeptídeos são peptídeos modificados, que, em vez de apresentarem somente ligações peptídicas (também conhecidas por grupos amida), também apresentam um ou mais grupos éster. As destruxinas são alguns destes depsipeptídeos cíclicos encontrados nestes fungos, que apresentam comprovada toxicidade contra insetos.

Por causa destas propriedades – de serem tóxicos para insetos, mas não para mamíferos – os esporos destes fungos são utilizados na agricultura para combater insetos que comprometem a produtividade de vegetais como, por exemplo, bananeiras e cana-de-açúcar. Um dos fungos utilizados para este fim é Beauveria bassiana. Depois de aplicados em um líquido, os esporos de B. bassiana se desenvolvem para se tornar a forma adulta do fungo, que irá atuar contra insetos que possam eventualmente ser pragas para as plantações. O problema é que os esporos de B. bassiana são sensíveis à luz solar. Desta forma, se aplicados às plantações sob intensa radiação luminosa, perdem sua eficácia.

fonte das estruturas

De maneira a evitar o comprometimento dos esporos de B. bassiana quando estes ficam expostos à luz solar, pesquisadores do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA desenvolveram um “protetor solar” para B. bassiana: utilizaram óleo de soja e ácido ferúlico. As isoflavonas presentes no óleo de soja absorvem significativamente a radiação ultravioleta, danosa para os esporos de B. bassiana. O ácido ferúlico exerce o mesmo efeito. Os esporos do fungo mantiveram-se viáveis (ou seja, não perderam a capacidade de se tornar o fungo) na mistura de óleo de soja + ácido ferúlico, durante até 28 semanas. Ao utilizar os esporos embebidos na mistura de óleo de soja + ácido ferúlico, os pesquisadores observaram que a taxa de mortalidade dos esporos sob radiação solar diminuiu significativamente. Desta maneira, será possível se utilizar os esporos de B. bassiana, sem que estes percam sua eficácia como agentes inseticidas.

Fonte da notícia, aqui.



Categorias:química

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário