Psilocibina, 35 anos depois

Após um intervalo de mais de 35 anos, pesquisadores norte-americanos voltam a realizar pesquisas com substâncias alucinógenas para avaliar seu efeito em pacientes com quadro grave de depressão e ansiedade. Os resultados indicaram que a psilocibina, uma substância encontrada em um cogumelo mexicano (Psilocybe mexicana), melhora significativamente o quadro de ansiedade, alterando o humor dos pacientes (para melhor).

A pesquisa foi realizada no Los Angeles Biomedical Research Institute at Harbor-UCLA Medical Center (California, EUA). O mais impressionante é que os efeitos persistem mesmo até 6 meses depois do fim do tratamento, que foi testado com pacientes que não apresentam uma boa resposta ao tratamento convencional. Tanto os pacientes quanto suas famílias relataram uma melhora significativa da ansiedade e depressão dos doentes. A administração da psilocibina foi feita de forma totalmente controlada, e pode ser utilizada de maneira segura.

Os últimos estudos deste tipo foram realizados nas décadas de 1950 e 1960, quando também se verificou que o uso de psilocibina também reduzia a sensação de dor em pacientes terminais de câncer. As pesquisas foram proibidas nos anos 1970, por serem consideradas contra a lei. Os estudos atuais estão sendo realizados sob a supervisão de autoridades federais.

O estudo realizado pelos pesquisadores da Califórnia foi o primeiro publicado desde então, há mais de 35 anos atrás. A análise foi realizada com 20 pessoas, de idade entre 36 a 58 anos, com quadro de ansiedade aguda ou de câncer avançado. A psilocibina foi administrada em doses de 0,2 mg/kg, que é uma dose muito baixa. Os pacientes permaneceram deitados durante as 6 horas seguintes, escutando música. Depois deste período os pacientes foram entrevistados, bem como durante os 6 meses seguintes, para sua avaliação. Os resultados obtidos foram extremamente promissores.

O estudo realizado pelos pesquisadores mostra a enorme importância de estudos desta natureza, para o tratamento de milhões de pessoas no mundo todo que sofrem de ansiedade e depressão, pelos mais variados motivos. É absolutamente necessário deixar de lado a hipocrisia e o conservadorismo ignorante, que penalizam a sociedade em geral, por não poder se beneficiar de estudos deste tipo, e a implementação de tratamento controlado com substâncias derivadas de plantas alucinógenas.

ResearchBlogging.orgCharles S. Grob, MD; Alicia L. Danforth, MA; Gurpreet S. Chopra, MD; Marycie Hagerty, RN, BSN, MA; Charles R. McKay, MD; Adam L. Halberstadt, PhD; George R. Greer, MD (2010). Pilot Study of Psilocybin Treatment for Anxiety in Patients With Advanced-Stage Cancer Arch Gen Psychiatry



Categorias:química

Tags:, , , ,

2 respostas

  1. Wow ¡¡¡Excelente blog, lo voy a leer lo más que pueda ! Soy farmacéutico.

    Perdone el portugués !

Deixe um comentário