Mistério

Recentemente a revista “Journal of Antibiotics” divulgou o artigo no prelo com o seguinte título: “Speculative strategies for new antibacterials: all roads should not lead to Rome” (doi: 10.1038/ja.2013.27). Como me interesso pelo assunto, fui atrás.

O problema é que a revista não divulga o endereço de e-mail do autor principal. Assim, tiver que pesquisar no Web of Science autores com o nome “Stuart Shapiro”. Bom, existem vários. Olhando o perfil de publicações, achei que o Dr. Stuart Shapiro do National Institutes of Health dos EUA fosse o autor. Escrevi a ele pedindo cópia PDF do artigo. Ele me escreveu de volta, muito bem humorado: “Sorry, you have the wrong Dr. Shapiro. I did not write the article in question. All roads do not lead to Rome or the correct Dr. Shapiro.”

Como ainda estou querendo ler o artigo, fiz uma busca no google academico colocando o título entre aspas. Encontrei no PubMed a afiliação e o endereço do autor: Harry Lime Institute for Penicillin Research, Schlettstadterstrasse 21, Basel, Switzerland. OK. Fui buscar a página da web da instituição em questão, que não existe!! Harry Lime é um personagem do filme “O Terceiro Homem”, interpretado por Orson Welles, segundo a wikipedia.

Cada vez mais intrigado, fiz busca no google maps pelo endereço indicado no PubMed: Schlettstadterstrasse 21, Basel, Switzerland. O endereço é de uma galeria (de arte?) chamada Galerie Gérard Débraz. No google maps é possível visualizar a foto do endereço. Vejam a seguir.

Harry-Lime-Institute

Estou muito surpreso. É uma brincadeira? Existe algum mal entendido aqui?

Atualização de agora 21:50: acabo de receber o artigo de um misterioso leitor que leu e achou a história engraçada, mas prefere permanecer anônimo.



Categorias:ciência, publicações científicas

Tags:

2 respostas

  1. Já desvendou o mistério? 🙂

Deixe um comentário