Ciência é cultura

Science is Culture, título editado por Adam Bly, foi publicado em 2010.

Para quem não sabe, Adam Bly é um sujeito que teve algumas ideias realmente muito boas e inovadoras. Uma delas foi criar a revista Seed, na qual são publicados excelentes artigos de divulgação científica e de ciência para a sociedade em geral. Adam Bly também criou o ScienceBlogs, do qual existe uma “ramificação” no Brasil, o ScienceBlogs Brasil. Tanto um quanto outro são metabolgs, ou seja, um blog de blogs. Estas duas iniciativas de Bly mostraram o poder de quem tem uma boa ideia e decide colocá-la em prática.

Quanto ao livro Science is Culture, este é realmente único. Bly convidou pares de pesquisadores, pensadores, artistas, diferentes tipos de pessoas influentes no campo da geração do conhecimento e do entretenimento a conversarem sobre assuntos específicos. O resultado é um livro no mínimo bastante provocador, para quem gosta de assuntos interessantes, e polêmicos.

Confesso que o livro de Bly me chamou a atenção, pois logo de cara o primeiro “diálogo” é entre Daniel Dennett e Edward Wilson. Dennett é um filósofo, conhecido por suas posições radicalmente ateístas. Wilson é biólogo, estudioso de sociobiologia, tendo trabalhado muito com formigas. Os dois escreveram vários livros importantes, e o tema da “conversa” entre os dois é “Evolutionary Philosophy”.

O segundo diálogo, entre Rebecca Goldstein (escritora) e Stevem Pinker (psicologia experimental), é sobre “The problems of conciousness”. Segue a lista dos capítulos-diálogos, todos com menos de 20 páginas cada.

Time: Alan Lightman (físico teórico) e Richard Colton (dançarino, educador e coreógrafo).

On Design: Drew Endy (engenharia biológica, Stanford) e Stefan Sagmeister (designer gráfico).

Objectivity and the Image: Joan Fontcuberta (artista, teorisador e professor) e Ariel Ruiz Altaba (artista e pesquisador de células tronco).

Climate Politics: Laurie David (ativista contra o aquecimento global e produtora do filme “Uma Verdade Inconveniente”) e Stephen Schneider (professor de estudos ambientais interdisciplinares, Stanford).

War and Deceit: Noam Chomsky (linguista e cientista político) e Robert Trivers (biólogo evolucionista).

On Dreams: Michel Gondry (escritor e diretor de filmes) e Robert Stickgold (professor de psiquiatria, Harvard Medical School).

The truth of fiction: Janna Levin (cosmologista teórica e escritora) e Jonathan Lethem (escritor).

On music: Daniel Livitin (professor de neurociência comportamental e música, McGill University) e David Byrne (compositor e vocalista da banda Talking Heads).

On Shape: Lisa Randall (física teórica, Harvard) e Chuck Hoberman (designer, arquiteto, artista e engenheiro).

On artifacts: Michael Shanks (professor de arqueologia clássica, Stanford) e Lynn Hershman Leeson (artista).

Who makes science?: Lawrence Krauss (físico teórico, Arizona State University) e Natalie Jeremijenko (artista formada em bioquímica, física, neurociências e engenharia de precisão).

What is human?: Will Self (escritor e humorista) e Spencer Wells (geneticista e antropólogo).

Fractal architecture: Benoit Mandelbrot (matemático, pai da geometria fractal) e Paola Antonelli (curadora da seção de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna, Washington DC).

Morality: Marc Hauser (biólogo e psicólogo evolucionista) e Errol Morris (diretor de documentários).

Free will: Tom Wolfe (escritor e jornalista) e Michael Gazzaniga (pesquisador em ciência cognitiva).

Evolution, Creativity and Future life: Jill Tarter (astrobióloga) e Will Wright (designer de jogos para computador).

Complex networks, feedback loops, and the cities of the future: Carlo Ratti (arquiteto e designer) e Steven Strogatz (metamático).

Social networks: Albert-Lázló Barabási (físico) e James Fowler (cientistas político).

The physics of infinity: Paul Steinhardt (físico teórico) e Peter Galison (professor de física e de história da ciência, Harvard).

Smarter infrastructure: Tomes Lovejoy (biólogo, criador da biologia da conservação) e Michell Joachim (arquiteto e urbanista).

Não irei comentar sobre cada capítulo, ou cada diálogo. Deixo a você, leitor e leitora, a curiosidade de ler – ou não – este livro. Transcrevo apenas algumas passagens de cada diálogo, a seguir.

“(…) in biology we have the scientific community and within that, the biological research community, and there is tremendous fishing in the same fishing holes. You’re competing to discover something and if you’re discovering something that already exists, somebody’s going to be first. Whereas with design, I always thought, it’s a creative, constructive process and it’s therefore open-ended, and so it isn’t necessarily most important to get there first so much as it is to get there beautifully” (On Design).

“(…) I think is critical to realize that science may be poetic, but if it were to remain only poetic, we would all be dead. Because it’s very nice to say that science is poetic, but in the end somebody has to go beyond poetry and invent a new drug for the resistant bacteria that are going to infect our lungs, or somebody has to find a new cure for AIDS or cancer.” (Objectivity and the image)

“(…) I think we all know from personal life, if there’s something you want to do, it’s really easy to convince yourself it’s right and just. You put away evidence that show that’s not true” (War and deceit)

“In fact, we have many reasons, as you know, to not always directly trust in our senses. I mean there are all sorts of optical illusions and all sorts of ways people have shown we don’t actually see exactly what is there. It depends on how are we looking.” (On shape)

“(…) important science wins out in spite of the social constructs and the social or peer pressures to do certain things. So I think that ultimately people realize what’s truly significant and recognize it, even if it takes a little bit longer because it’s not presented well. (…) if we understand our scientific and technochal knowledge as constructed within these social constraints, I think we can do better science, better technology, and have better ways to get at what we mean by something being good or being progressive (…) science and the arts are the same in many ways in that, at their best, they force us to reexamine our place in the cosmos and reassess our role, where we’re coming from. (…) One of the ways to get people to participate in science is to get them thinking like a scientist.” (Who makes science?)

“(…) Basically what we’re doing is adapting to the culture we created, which is a frightening thing because te culture , in a sense, has become a living organismo of its own.” (What is human?)



Categorias:Uncategorized

Tags:, , ,

Deixe um comentário